Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
O objetivo é contribuir para que cada criança e adolescente que vive em comunidades populares de centros urbanos brasileiros tenha seus direitos protegidos, respeitados e garantidos. A iniciativa Plataforma dos Centros Urbanos acontece por meio de três processos complementares. No nível nacional, promove articulações que apóiam a formulação e integração de políticas e programas capazes de responder aos desafios enfrentados pela infância e adolescência nas grandes cidades do país. No nível municipal, gera compromisso e ações efetivas de toda a cidade em prol da garantia dos direitos de criança e adolescentes, especialmente os que vivem em regiões vulneráveis. No nível das comunidades, mobiliza e capacita diversos atores locais para que também se corresponsabilizem pela melhoria das condições de vida de seus meninos e meninas.

ADOLESCENTES COMUNICADORES, MOVIMENTAM O CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

No último dia 07, o lançamento nacional da Plataforma dos centros Urbanos tomou conta do Centro Cultural São Paulo. O espaço foi pequeno para comportar a energia e empolgação de cerca de 400 pessoas, que garantiram a representação das comunidades no evento.

Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Gilberto Kassab, o Secretário Adjunto da Secretaria do Governo Municipal, Nelson Hervey, e o Secretário Municipal do Trabalho, Marcos Cintra, entre outras autoridades. Personalidades como Mauricio de Souza (Escritor do UNICEF para as Crianças) e a atleta Ana Moser abrilhantaram o encontro, que contou ainda com a participação da representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, e de Nils Kastberg, diretor regional do UNICEF para América Latina e Caribe. Mas as estrelas do lançamento foram mesmo os Adolescentes Comunicadores e os representantes das comunidades.

A animação deles deu mostras de que a Plataforma veio pra ficar. Após a cerimônia, os convidados participaram de uma feira de talentos, com comidas típicas das comunidades populares, e as barreiras foram quebradas com apresentações conjuntas das mais diversas formas de expressão cultural, como dança afro, break dance, pagode e bumba meu boi. No dia 8, aconteceu a segunda etapa do lançamento, na cidade do Rio de Janeiro. Agora é mãos à Obra.